Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Como a China quer se tornar um dos gigantes do futebol, da Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Presidente Xi Jinping quer fazer do futebol chinês em um dos melhores do mundo. Mas, entraves culturais e sociais, além de um sistema de educação exigente e elitizado, atrapalham a estratégia. Foto: CFOTO/picture alliance

 

 

“Eu chamo de futebol de robô”, diz Lars Isecke, ao descrever o que vê com frequência nos treinamentos de jovens futebolistas chineses. Os técnicos trabalham vários exercícios de repetição. “Dois jogadores frente a frente passam a bola um para o outro, sem mudar de posição.”

Isecke, um treinador alemão de futebol, trabalhou por muitos anos nas divisões de jovens atletas e no desenvolvimento de técnicos na Associação Alemã de Futebol (DFB). Recentemente, ele foi o diretor do nível mais alto da educação de treinadores na Associação Chinesa de Futebol (CFA).

“Não me surpreende que existam jogadores na seleção nacional que consigam apenas passar a bola de maneira unidimensional, sem o conhecimento de seus colegas de equipe ou percepção de espaço, tempo e de direcionamento para passar a bola.”

Leia mais em Deutsche Welle