Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Xi Jinping recebe Olaf Scholz em Pequim, da Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Chanceler federal da Alemanha é o primeiro líder do G7 a visitar a China em três anos. Em reunião, presidente chinês defende maior cooperação bilateral em meio a "a tempos de mudanças e turbulências". Scholz é o primeiro líder europeu a visitar a China desde o início da pandemia Foto: Kay Nietfeld/dpa/picture alliance

 

 

O presidente da China, Xi Jinping, recebeu nesta sexta-feira (04/11) em Pequim o chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz. No encontro, o líder chinês defendeu uma maior cooperação entre os países em meio “a tempos de mudanças e turbulências”. O alemão é o primeiro líder do G7 a visitar o país asiático desde o início da pandemia de covid-19, em 2019.

“A China e a Alemanha, duas potências influentes, devem trabalhar juntas num contexto de mudanças em nível global e turbulências. Devemos contribuir para mais paz e um maior desenvolvimento do mundo”, afirmou Xi ao receber Scholz no Grande Palácio do Povo em Pequim. “Atualmente, a situação mundial é complexa e volátil.”

O presidente da China destacou que o momento exige a busca de um “terreno comum” e que as “diferenças sejam deixadas de lado”. Ele agradeceu a visita de Scholz e destacou que ela melhorará a “compreensão e confiança mútuas”.

Leia mais em Deutsche Welle