Porto Alegre, terça, 30 de abril de 2024
img

Parecer sobre geoparque de Caçapava do Sul será entregue à Unesco em abril de 2023, por Leonardo Machado/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Reunião de representantes da Unesco com o governador ocorreu no Palácio Piratini ISABELLE RIEGER/JC

 

 

O resultado da avaliação que pode fazer a cidade de Caçapava do Sul se tornar oficialmente um geoparque reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sairá em abril de 2023. A análise preliminar do relatório que está sendo preparado pelos avaliadores internacionais acontece entre os dias 7 e 9 de dezembro. No caso de um parecer positivo, a cidade da campanha gaúcha passará a ser considerada patrimônio geológico da humanidade e o primeiro geoparque exclusivamente gaúcho.

Além disso, o selo da agência torna a cidade participante de uma rede geoparques mundiais e possibilita que o Estado capte recursos de fundos internacionais para o investimento no território. Na tarde desta quinta-feira (10), a comitiva da Unesco, representada pelos avaliadores Mahito Watanabe e Antonino Sanz Matencio, e a comissão coordenadora do projeto Geoparque Caçapava do Sul, com diretores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm), estiveram reunidos no Palácio Piratini com o governador Ranolfo Vieira Júnior e o secretário de turismo do Estado, Raphael Ayub, para seguir com as discussões sobre as condições locais do município para se tornar geoparque. “Temos informações de outros geoparques que relataram que, a partir de um ano desse selo, começaram a triplicar o número de visitantes devido a visibilidade”, informa Stener Camargo, secretário de Cultura e Turismo de Caçapava do Sul.

Leia mais no Jornal do Comércio