Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

‘Responsabilidades fiscal e social andam sempre juntas’, diz presidente do Itaú, por Matheus Piovesana/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Sem fazer referências diretas a Lula, Milton Maluhy diz que expansão fiscal excessiva tem efeitos negativos sobre a economia a longo prazo. Milton Maluhy, presidente do Itaú Unibanco Foto: Itaú Unibanco/Divulação

 

 

O presidente do Itaú Unibanco, Milton Maluhy, disse nesta sexta-feira, 11, que ainda é cedo para fazer um diagnóstico da situação das contas públicas no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele alertou, porém, que as responsabilidades fiscal e social andam juntas.

“Nós não temos todas as informações, então ainda é cedo para fazer um diagnóstico sobre a situação fiscal à frente”, afirmou ele, em coletiva de imprensa para comentar os resultados do banco no terceiro trimestre.

Na quinta-feira, Lula disse que a preocupação com a responsabilidade fiscal não pode vir à frente do social, e fez críticas às demandas do mercado financeiro sobre definições a respeito da política econômica que pretende seguir.

Maluhy não fez citações diretas a Lula, mas disse que a expansão fiscal excessiva tem efeitos negativos sobre a economia a longo prazo, ao desancorar expectativas, aumentar a inflação e os juros e gerar impactos sobre o câmbio. “Como temos dito sempre, a responsabilidade social e a responsabilidade fiscal andam sempre juntas”, afirmou.

Leia mais em O Estado de Minas