Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Encolhendo e em crise, classe C vira motor do bolsonarismo, por Fernando Canzian/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Fenômeno nos anos Lula, segmento sofre com informalidade e perda de renda. O presidente Jair Bolsonaro em campanha em Santa Cruz do Capibaribe, único município de Pernambuco em que venceu nesta eleição - Leandro De Santana/Agência Pixel Press/Folhapress - 17.set.22

 

 

No estado natal de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Santa Cruz do Capibaribe foi a única entre as 185 cidades pernambucanas a dar vitória a Jair Bolsonaro (PL). O presidente bateu Lula por 52% a 48% no município. No estado, o petista venceu por 67% a 33%.

Com 111,8 mil habitantes e a 186 km do Recife, Santa Cruz do Capibaribe, visitada pela Folha há alguns anos, é um dinâmico centro de empreendedorismo baseado na “sulanca”, originalmente tecidos de helanca vindos da região Sul e utilizados por centenas de pequenas confecções e comerciantes.

É o segundo maior polo de confecções do Brasil (atrás de São Paulo), reunido no Moda Center Santa Cruz, um gigantesco mercado que atrai compradores e revendedores de vários estados.

Dados do IBGE de 2020 para o município permitem estimar que famílias com duas ou três pessoas trabalhando em Santa Cruz do Capibaribe têm renda média entre R$ 3.100 e R$ 4.700.

Leia mais na Folha de São Paulo