Porto Alegre, segunda, 06 de maio de 2024
img

Cálculo regionalizado dos créditos de carbono, por Lucas Keske/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Cálculo regionalizado dos créditos de carbono, por Lucas Keske/Correio do Povo Sistema demonstrado na feira Universo Pecuária, em Lavras do Sul, no início de novembro, promete precisão nas estimativas de emissões e sequestro de CO2 em propriedades gaúchas com foco na produção de gado de corte | Foto: Antonio Pacheco / Embrapa / Divulgação / CP

 

 

Apresentada no evento Universo Pecuária, no início de novembro, uma ferramenta desenvolvida por técnicos do Rio Grande do Sul permite inventariar, com cálculo preciso, a quantidade de gás carbônico (CO2) que uma propriedade rural movimenta. A calculadora é resultado do projeto piloto realizado pela Serviço de Inteligência em Agronegócios (SIA), juntamente com o Clube de Integração e Troca de Experiências 27 (Cite 27), de Lavras do Sul. Foram estudadas 16 propriedades do Estado que, juntas, ultrapassam 12 mil hectares de terra.

De acordo com os pesquisadores, essas propriedades alcançaram um resultado de menos 1,35 toneladas de CO2 por hectare ao ano no balanço de emissões, enquanto a média de linha de base variava entre 3,8 e 4,8 toneladas de CO2 por hectare ao ano, dependendo do sistema de produção.

Leia mais no Correio do Povo