Porto Alegre, segunda, 06 de maio de 2024
img

População de 60 anos ou mais muda regras de consumo e do mercado de trabalho, por Ana Esteves/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Ana Lia optou por continuar no mercado de trabalho e empreender com grupo de amigas TÂNIA MEINERZ/JC

 

 

O envelhecimento da população brasileira aliado ao aumento da longevidade criou um grande nicho de mercado para atender. Trata-se da economia prateada (silver economy, em inglês), denominação que remete ao tom dos cabelos grisalhos, característica comum das pessoas com 60 anos ou mais. O público mais madura nem pensa em se aposentar e segue movimentando a economia, seja como empreendedor ou consumidor. É o caso de Ana Lia Ibargoyen (foto), que decidiu por continuar no mercado de trabalho e empreender junto a um grupo de amigas. Nos Estados Unidos, a silver economy movimenta mais de US$ 3,4 trilhões e, no Brasil, este mercado cresce a passos largos e movimenta quase R$ 2 trilhões por ano, segundo informações da Silver Hub, aceleradora de startups focada no mercado da longevidade.

A população do Brasil está mais velha, mas isso não significa menos ativa, menos cheia de vida, menos empreendedora ou consumidora de bens e serviços. Muito pelo contrário. O número de idosos tem aumentado e junto com ele todo um mercado voltado para a chamada silver economy, ou economia prateada, uma referência aos cabelos grisalhos

Leia mais no Jornal do Comércio