Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

Pressão por energia faz Ocidente reabilitar Venezuela apesar de abusos de Maduro, por Fernanda Simas/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Líder chavista retoma protagonismo internacional na medida em que a guerra na Ucrânia leva países a buscarem Caracas para negociar petróleo. Presidentes Macron e Maduro se encontram no Egito durante cúpula do clima Foto: Venezuelan Presidency / AFP

 

 

Com a guerra na Ucrânia, a demanda por petróleo aumentou e muitos países se voltaram para a Venezuela. Líderes internacionais retomaram o diálogo com Nicolás Maduro e agora pressionam por mudanças no regime venezuelano que permitam ao país voltar a ser classificado como democracia.

Na semana passada, o presidente da França, Emmanuel Macron, patrocinou em Paris uma reunião entre a oposição e o chavismo, apoiado pela Argentina e a Colômbia, para retomar as negociações entre as duas partes, interrompidas desde 2021.

Dias antes, na COP-27, no Egito, o francês conversou com Maduro, oferecendo apoio e diálogo e um convite a um “trabalho bilateral útil”, depois de anos reconhecendo Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.

Leia mais em O Estado de São Paulo