Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Reestruturação do governo promovida por Leite deve ir além do 1º escalão, Diego Nuñez/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Leite deve enviar projeto com nova estrutura na semana que vem à Assembleia Legislativa MAURICIO TONETTO/DIVULGAÇÃO/JC

O governador eleito Eduardo Leite (PSDB) espera enviar o projeto de reestruturação do governo para 2023 à Assembleia Legislativa até a próxima semana. A meta do futuro Executivo é avançar nas mudanças de estrutura do novo governo para além de secretarias e secretariado: o Palácio Piratini deve ter nova configuração também nos cargos de segundo e terceiro escalões.

“Queremos dar um passo na discussão da estrutura que vem abaixo. Pretendemos encaminhar uma reestruturação dos cargos do governo porque temos uma estrutura antiga, feita cheia de puxadinhos ao longo da história. Como nunca houve continuidade do governo, o governo que assumia, assumia com a estrutura existente e fazia pequenas alterações aqui e ali e isso gerou falta de simetria. Em determinadas posições, existem gratificações que em outras áreas não existem e problemas de baixa remuneração em posições estratégicas”, afirmou Leite, após o seminário de apresentação dos trabalhos da transição.

Segundo ele, a reestruturação deve ocorrer “sobre a estrutura própria dos cargos do governo”. “A estrutura é muito, muito antiga. Está desatualizada. Tem dificuldade de levar profissionais para a educação, por exemplo, porque lá não se recebe gratificações que têm em outras secretarias. É equalizar para que o estado consiga formar times para entregar o resultado que se deseja”, continuou o tucano.

Leia mais no Jornal do Comércio