O governo americano disse nesta quinta-feira (15) que está profundamente “preocupado” com a tentativa de afastamento do prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, que faz parte da oposição turca. Ele foi condenado à prisão e privado de seus direitos políticos, a seis meses das eleições presidenciais na Turquia. Milhares de pessoas protestaram na maior cidade do país, em apoio ao prefeito.
“Os Estados Unidos estão profundamente preocupados e decepcionados com o veredito da Justiça turca ao prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, que foi condenado a dois anos e sete meses de prisão e à suspensão de seus direitos políticos”, declarou o porta-voz da diplomacia americana, Ned Price, em um comunicado.
“Nós pedimos ao governo que cesse os processos penais na Justiça por ‘insulto’ e que respeite os direitos e as liberdades dos cidadãos turcos, garantindo um ambiente propício ao debate público”, acrescentou.
Imamoglu, de 52 anos, é visto como um potencial candidato para enfrentar o presidente Recep Tayyip Erdogan na eleição presidencial de junho de 2023. O prefeito recorreu da sentença.
Leia mais em RFI