A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal da Educação (SME), informa que as datas de volta às aulas para os 38 mil estudantes da rede municipal de ensino, no ano letivo de 2023, já estão definidas.
Educação Infantil
A equipe diretiva da Educação Infantil retorna no dia 6 de fevereiro, os professores e Técnicos de Educação Básica (Tebs), no dia 9 de fevereiro, e as crianças, no dia 13 de fevereiro.
Ensino Fundamental
A equipe diretiva do Ensino Fundamental também retorna no dia 6 de fevereiro, os professores e Técnicos de Educação Básica (Tebs), no dia 13 de fevereiro, e os estudantes, no dia 15 de fevereiro.
Conforme determinação do Ministério da Educação (MEC), os estudantes do Ensino Fundamental precisam cumprir 200 dias e 800 horas de carga horária letiva. O recesso de meio do ano da Educação Infantil está previsto para o período de 24 a 31 de julho, e o recesso do Ensino Fundamental, do dia 17 a 31 de julho.
A educação pública de Canoas conta com 39 EMEIs, 44 EMEFs e dois Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) para atender as crianças e estudantes do município. Além de investimentos em reformas e reconstruções em 67 escolas, a rede de ensino trabalha com programas direcionados para o resgate e cuidado dos alunos no período pós-pandemia e na alfabetização na idade certa.
Tempo de Cuidar
A rede pública de ensino de Canoas conta com o Tempo de Cuidar: Programa de prevenção à violência escolar e promoção do bem-estar e cuidado de crianças e adolescentes, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.
Mais de dois mil estudantes participaram de palestras e rodas de conversa sobre temas como violência escolar, bullying e cyberbullying; habilidades socioemocionais; e resolução de conflitos. Recentemente, o Tempo de Cuidar recebeu uma menção honrosa do Ministério Público do Rio Grande do Sul pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, o que demonstra as potencialidades da iniciativa para o município.
Pacto pela alfabetização
O projeto visa garantir o direito constitucional de cada criança à educação básica de qualidade. Utiliza uma metodologia baseada em evidências que permite acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, turma e escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem sempre que necessário.
Na última avaliação do ano, o programa Pacto pela Alfabetização mostrou que quase metade dos alunos das séries iniciais do município sabem ler e escrever. Em 2021, o índice do 1º ano era de 31%, enquanto que em 2022, atingiu 47%, representando um aumento de 16% em comparação com o ano passado. Já em relação às turmas do 2º ano, em 2021 o percentual estava em 45.4% e, em 2022, atingiu 64%. O número representa um aumento de 18,6% durante o período de um ano.