Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Por que 2023 será o ano da inteligência artificial?, por Luiz Gustavo Pacete/Forbes

Detalhes Notícia
Massificada e escalável, para 2023, a inteligência artificial ganha novas possibilidades de popularizar-se. De acordo com a consultoria FrontierView, a IA pode contribuir para um incremento de 4,2% no PIB brasileiro até 2030. Foto: Chad Baker/Getty Images

 

 

No fim de 2022, o tema inteligência artificial esteve sob os holofotes por um motivo em especial, o ChatGPT, um sistema de IA da OpenAI que simula diálogos quase perfeitamente humanos, ganhou projeção e voltou a mostrar o potencial da tecnologia. A popularização, em especial no Brasil, do aplicativo Lensa, e suas possibilidades na releitura de fotos e imagens, também contribuiu para ampliar as discussões em torno do tema.

Neste início de 2023, em grande parte das previsões e tendências para o ano, a inteligência artificial aparece com destaque. É muito provável que, neste ano, a tecnologia seja ainda mais sofisticada e ampliada para funções massificadas. De acordo com uma pesquisa recente da consultoria FrontierView, encomendado pela Microsoft, a IA pode contribuir para um crescimento de 4,2% do PIB brasileiro até 2030.

Estudos recentes da Deloitte em todo o mundo descritas no relatório “Como capitalizar a promessa da inteligência artificial” analisam a IA sob várias perspectivas.

Leia mais em Forbes