Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Vinícola da Serra gaúcha projeta otimismo para o período da vindima deste ano; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Projeção é de colher 28 milhões de quilos, 7% a mais do que em 2022 /AUGUSTO TOMASI/DIVULGAÇÃO/CIDADES

 

 

A época mais esperada do ano para a Cooperativa Vinícola Garibaldi terá início nesta sexta-feira (6), quando as quase 450 famílias associadas começam a entregar as primeiras uvas da safra 2023. A nova vindima chega com projeções otimistas.

Diferentemente do período de seca do ano passado, que prejudicou áreas localizadas de cultivo e trouxe quebra de 15% na produção, neste ano as condições climáticas estão mais favoráveis. Por isso, a projeção é de uma colheita de até 28 milhões de quilos, quase 7% a mais do que o recebido no ano passado,

A produção levemente maior vem acompanhada de boas expectativas também para a qualidade do fruto. “A falta de chuvas que era prevista não aconteceu. Então, temos umidade no solo, o que favorece também o bom desenvolvimento da uva”, observa o gerente de Assistência Técnica da vinícola, Evandro Bosa. Ou seja, o ciclo de desenvolvimento da videira, por ora, está perfeito. “Não há excesso de chuvas, e isso influencia diretamente na qualidade. Se continuar assim, com certeza teremos mais uma safra muito boa em termos de quantidade e qualidade”, reforça Bosa.

Leia mais no Jornal do Comércio