Na última sexta-feira (27), a carta de intenções para dar a Canoas o título de Cidade Sul-Americana do Esporte foi registrada no Parlamento Europeu. A confirmação da candidatura aconteceu em Gramado, durante evento onde a cidade da serra recebeu a oficialização como Cidade Sul-Americana do Desporto.
O título ao qual Canoas se candidatou é um reconhecimento, dado pelo Parlamento Europeu e pela Aces Europe, a cidades que se destacam pela excelência em seus programas, projetos, eventos e planejamentos voltados para o incentivo às práticas esportivas. Originalmente esse tipo de reconhecimento era oferecido apenas a cidades na Europa. O prêmio chegou na América do Sul no ano passado, contando com a chancela da Unesco e do governo federal.
O secretário de Esportes e Lazer de Canoas, Carlos Lanes, esteve presente no evento e destacou a relevância que a candidatura ao título de Cidade Sul-Americana do Esporte tem para o esporte canoense. “Nós estamos constantemente em busca de melhorias, incentivos e investimentos no esporte e lazer da nossa cidade. É essencial para o esporte ter esse tipo de reconhecimento que vai fomentar ainda mais o desenvolvimento de crianças e jovens que desejam iniciar e daqueles que já praticam esportes. Vamos aguardar ansiosos pelo resultado”.
A premiação que vai decidir o título de Cidade Sul- Americana do Esporte acontece em 2024.