Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Apesar da estiagem, Guaíba entra em nível seguro de água em Porto Alegre, por Felipe Faleiro/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Informação consta da nova edição do Informativo Especial de Estiagem, divulgada hoje pela Sala de Situação do RS. Apesar da estiagem, Guaíba entra em nível seguro de água em Porto Alegre | Foto: Alina Souza

 

 

Seguem nesta segunda-feira em baixos valores os níveis dos principais rios da Região Metropolitana de Porto Alegre, devido à estiagem e às altas temperaturas, o que continua prejudicando a captação de água e consequente abastecimento. Por conta disto, mais da metade dos municípios gaúchos já decretou situação de emergência. Na manhã de hoje, o rio Gravataí marcou 1,44 metro na medição da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) no Balneário Passo das Canoas, em Gravataí.

Não chove desde a última sexta-feira na localidade, fazendo com que aconteçam sucessivas quedas no nível das águas. Já em Alvorada, a medição da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan anotava um valor maior, de 1,53 metro. A régua da Agência Nacional de Águas (ANA) no rio dos Sinos, no Centro de São Leopoldo, marcava 93 centímetros, ainda em tendência de oscilação, muito graças à chuva de 6 milímetros da última sexta-feira. Em Novo Hamburgo, a medição da Companhia Municipal de Saneamento (Comusa) é de 2,32 metros no período da manhã.

Leia mais no Correio do Povo