Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

Porto Alegre busca proposta para investimento na Ipiranga, por Bruna Suptitz/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Arroio Dilúvio nasce em Viamão e percorre Porto Alegre até o Guaíba MARIANA ALVES/JC

 

 

A ideia de usar o recurso arrecadado com investimentos na construção civil para despoluir e qualificar o Arroio Dilúvio vai avançar um passo na próxima semana. Está prevista para as 14h de segunda-feira, dia 13, o recebimento e a abertura de envelopes dos interessados na concorrência para a contratação de consultoria especializada que irá elaborar estudos que subsidiem a proposta de uma operação urbana consorciada (OUC) na avenida Ipiranga, em Porto Alegre. O valor estimado do contrato é de R$ 6,4 milhões.

Anunciada no início de 2022 pelo prefeito Sebastião Melo (MDB), a proposta é realizar uma operação urbana consorciada, instrumento urbanístico destinado ao planejamento localizado, de escala intermediária, em que se flexibilizam os padrões construtivos ou o perfil das atividades econômicas em troca de contrapartidas que serão direcionadas a investimentos na própria região.

O edital, lançado em dezembro passado, recebeu 11 pedidos de esclarecimento de sete empresas ou grupos diferentes, o que sinaliza interesse do mercado. A data para a entrega das propostas chegou a ser adiada atendendo demanda das interessadas. Um dos pedidos foi feito pelo Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em geral no Estado do Rio Grande do Sul, justificando “ter recebido a manifestação de diversas empresas de engenharia e consultoria associadas a este Sindicato, as quais estão interessadas em participar” da concorrência.

Leia mais no Jornal do Comércio