Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

RS entre os lugares mais quentes do Mundo neste início de semana, por Estael Sias/Metsul

Detalhes Notícia
Rio Grande do Sul sofre os efeitos de uma onda de calor que atinge também o Uruguai e a Argentina com recordes históricos

 

 

O Rio Grande do Sul vai estar entre os locais mais quentes do mundo neste começo de semana. A temperatura máxima oficial do estado atingiu 39,8ºC em Quaraí ontem, passará dos 40ºC hoje e novamente vai superar a marca dos 40ºC na tarde desta segunda-feira, que será o dia de maior temperatura neste verão em diversas cidades. O mapa da Universidade do Maine (EUA), com base em dados do modelo norte-americano GFS, mostra a média das máximas de três dias entre ontem e amanhã no planeta. As três regiões de maior temperatura são a Austrália, a África subsaariana e uma zona que compreende o Centro e o Nordeste da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Calor muito intenso nesta época do ano na Austrália é bastante comum, afinal o país tem uma grande área desértica.

Nas últimas 24 horas, das cinco maiores máximas no mundo em estações oficiais todas se registraram no território australiano com pico de 43,2ºC no aeroporto de Roesbourne, estado da Austrália Ocidental. Uma grande massa de ar quente cobre neste momento as latitudes médias da América do Sul e é responsável pelo calor muito intenso que ocorre no Centro e no Nordeste da Argentina, além do Uruguai e o Rio Grande do Sul. Desde o primeiro dia deste mês, as máximas na cidade gaúcha de Quaraí, na fronteira com o Uruguai e não muito distante da Argentina, tem sido extremamente altas. Isso depois de um janeiro muito quente que registrou cinco dias em que as máximas oficiais na região bateram na casa de 40ºC.

Leia mais em Metsul