Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

‘O Brasil vai ter de escolher entre o dinheiro e a dignidade’, por Joice Maffezzolli/Revista Oeste

Detalhes Notícia
'Se não fizer isso, corre o risco de perder os dois', diz Aldo Rebelo. Aldo Rebelo é um dos principais defensores da Amazônia | Foto: Reprodução redes sociais

 

 

Aldo Rebelo, um grande defensor da Amazônia, disse em entrevista à rádio CBN, de Belém, que “o Brasil vai ter de escolher entre o dinheiro e a dignidade, senão corre o risco de perder os dois”.

Rebelo falava sobre a soberania da Amazônia. A proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de criar um “Fórum Internacional”, que supostamente servirá para legislar sobre o território da Amazônia, é vista como a chave para a “internacionalização” de uma área do Brasil — que contém reservas de minérios, aquíferos, petróleo e gás.

Aldo fez uma comparação com os US$ 50 milhões que os Estados Unidos sinalizam para o Fundo da Amazônia, valor que decepcionou o próprio governo Lula e os recursos enviados pelos americanos à guerra da Ucrânia.

“Com 0,04% do que gastaram na Ucrânia (U$ 113 bi), EUA querem ter o direito de mandar na Amazônia e nomear ministros identificados com agenda do Partido Democrata. Até quando?”, questionou.

Leia mais em Revista Oeste