O clero católico em Portugal abusou de quase 5.000 crianças desde 1950, declarou uma comissão independente na segunda-feira (13), anunciando suas descobertas depois de ouvir centenas de relatos de vítimas.
Milhares de relatos de pedofilia dentro da Igreja Católica surgiram em todo o mundo e o papa Francisco está sob pressão para enfrentar o escândalo.
O inquérito português, encomendado pela Igreja no país fortemente católico, publicou os resultados da sua investigação depois de ouvir mais de 500 vítimas. “Esses testemunhos permitem-nos de estabelecer uma rede muito maior de vítimas, pelo menos 4.815”, disse o psiquiatra infantil Pedro Strecht em uma coletiva de imprensa em Lisboa.
Em outubro, a equipe de seis especialistas disse ter registrado 424 relatos legítimos de supostas vítimas, mas alertou que seus depoimentos indicavam que o número total de vítimas era “muito maior”. Os relatos revelaram “situações graves que persistiram por décadas e em alguns casos atingiram proporções epidêmicas”, afirmou a equipe.
Leia mais em RFI