Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

Lira promete a ex-ministro de Temer relatoria de nova âncora fiscal na Câmara, por Julia Chaib e Idiana Tomazelli/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Indicação deve provocar embates, pois deputado se vê como opositor ao governo e já criticou propostas econômicas do PT. O ex-ministro da Educação Mendonça Filho, hoje deputado federal pelo União Brasil - Patricia Stavis - 20.jul.2018/Folhapress

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), prometeu ao deputado federal Mendonça Filho (União Brasil-PE), ex-ministro de Michel Temer (MDB), a relatoria do projeto que será enviado pelo governo ao Legislativo para definir a nova âncora fiscal do país.

A regra, a ser proposta pela equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), vai substituir o atual teto de gastos, que limita o crescimento das despesas à variação da inflação.

O tema é central tanto para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que terá na nova regra um balizador para suas políticas até o fim do mandato, quanto para o mercado, que cobra maior clareza sobre o rumo da trajetória do endividamento do país.

Pela promessa de Lira, a negociação da proposta ficará nas mãos de um parlamentar que já se declarou oposição ao novo governo Lula.

Leia mais na Folha de São Paulo