Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

RS: Governo vai abater parte do ICMS para expansão da indústria de laticínios em Frederico Westphalen

Detalhes Notícia
Secretário Ernani Polo se encontrou com produtores para assinar termo de ajustamento que enquadra cooperativa no Fundopem-RS - Foto: Gustavo Carus / Sedec

 

 

Para expandir o setor de laticínios e garantir o desenvolvimento econômico da região do Médio Alto Uruguai, o governo do Estado assinou, nesta quarta-feira (15/02), um termo de ajuste com a Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen (Cotrifred), que agrega mais de cem produtores da região. O acordo, assinado no gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec-RS), prevê o enquadramento da cooperativa no Fundo Operação Empresa do Rio Grande do Sul (Fundopem-RS). O programa se propõe a promover incentivos à indústria por meio do financiamento parcial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) gerado a partir de novas operações.

O secretário da Sedec-RS, Ernani Polo, afirma que é papel do Estado apoiar indústrias que promovam oportunidades de crescimento das economias regionais, viabilizando negócios e permitindo avanços que reflitam na economia estadual. “O Fundopem é uma política pública que viabiliza, por meio do abatimento do ICMS, descontos que variam conforme o projeto. É um benefício que permite à indústria investir em melhorias nos seus processos de produção”, destacou.

Os produtores de leite vinculados à Cotrifred comercializam seus produtos para vários municípios gaúchos. Juntos, eles conseguem gerar mais de 40 mil empregos diretos ao longo de toda a cadeia produtiva. O projeto da Cotrifred agora é investir na produção de queijo com um incremento estimado em 20% ao longo dos próximos oito anos.

O projeto foi enquadrado no Fundopem-RS com investimentos fixos previstos em mais de R$ 72 mil, que serão destinados às instalações industriais e equipamentos para o setor lácteo.

O diretor de Desenvolvimento Econômico da Sedec-RS, Gustavo Rech, ressalta que a Cotrifred optou pela recém criada modalidade Express do programa, que proporciona mais agilidade no processo de obtenção do incentivo.

Segundo o presidente da Cotrifred, Elio Pacheco, agora o objetivo é expandir a produção para que os produtos de Frederico Westphalen cheguem a outros estados do Brasil, tornando a Laticínios Cotrifred numa produtora nacional na linha de lácteos. “A longo prazo, queremos também exportar os nossos produtos, internacionalizando a marca e trazendo benefícios para a economia gaúcha”, disse.

Participaram do encontro o secretário adjunto da Sedec-RS, Roger Pozzi, o diretor geral da pasta, Leandro Evalldt, e representantes da Proplanta, Realino Zanetti e Giovani Zanetti.