Nesta semana, a Secretaria Municipal da Educação (SME) realizou as primeiras formações referentes ao programa Pacto pela Alfabetização. Na quarta-feira (15), participaram diretores e coordenadores das 39 EMEIs, já na quinta (16), foi a vez da formação para os profissionais das 44 EMEFs.
Para o ano letivo de 2023, a SME desenvolveu um acordo de cooperação com os institutos Raiar e Edube, visando qualificar ainda mais o Pacto pela Alfabetização na rede de ensino de Canoas e municípios parceiros. “Após consolidação da iniciativa em 2023, o acordo possibilitará a extensão do Programa a mais cidades brasileiras, além do desenvolvimento de novos projetos”, destaca a gestora do Programa Pacto pela Alfabetização em Canoas, Luana Vieira.
O Instituto Raiar é a organização estruturante do Pacto pela Alfabetização e atuará na gestão geral da implantação, dos processos e indicadores. Já o Instituto Edube (Educação Baseada em Evidências), atuará na oferta de recursos pedagógicos já desenvolvidos, como os programas “Vamos todos aprender a Ler” e “Fortalecimento da Alfabetização”. Além disso, o Edube está desenvolvendo para o Pacto um novo programa chamado Bases, que promoverá o ensino de linguagem, matemática e ciências.
Pacto pela alfabetização
O projeto visa garantir o direito constitucional de cada criança à educação básica de qualidade. Com uma metodologia baseada em evidências, o programa permite acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, turma e escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem necessárias.
Na última avaliação de 2022, o programa mostrou que quase metade dos alunos das séries iniciais do município sabem ler e escrever. Em 2021, o índice do 1º ano era de 31%, enquanto que em 2022, atingiu 47%, representando um aumento de 16% em comparação com o ano passado. Já as turmas do 2º ano, em 2021 estavam em 45.4%, e em 2022 atingiram 64%. O número representa um aumento de 18,6%.
A secretária da Educação, Beth Colombo, complementa que o comprometimento de toda a rede e comunidade familiar é a base forte e necessária para que Canoas suba o índice ainda mais. “Encerramos 2022 com essa boa notícia, de que o nível de alfabetização atingiu quase 50%. Esse resultado nos deixa ainda mais motivados para o ano letivo de 2023, com a esperança de que chegaremos aos 100% de alfabetização”.