Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

Lula cita mensalão, cobra aliados a agir contra corrupção e admite erros anteriores, por Catia Seabra e Thiago Resende/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Presidente tem afirmado a aliados que todos têm responsabilidade de fiscalizar e evitar irregularidades no governo. O presidente eleito Lula discursa no CCBB, sede da transição, em reunião com parlamentares em Brasília - Gabriela Biló - 10.nov.2022/Folhapress

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem repetido a aliados não querer enfrentar outro escândalo como o do mensalão —principal caso de corrupção do primeiro mandato do petista e até hoje uma fonte de desgaste para o partido.

Lula tem feito a avaliação reservada a assessores próximos. Nessas conversas, ele pede empenho na fiscalização e controle do governo; e também destaca que todos têm responsabilidade no combate à corrupção.

Segundo pessoas que acompanham o petista, Lula tem demonstrado a intenção de consolidar sua biografia com o terceiro mandato à frente do Planalto, tentando se firmar como o líder popular que derrotou a extrema direita no país e reduzir o peso eleitoral que antigos casos de corrupção tradicionalmente impõem ao PT.

Leia mais na Folha de São Paulo