Porto Alegre, domingo, 28 de abril de 2024
img

Putin critica Ocidente e suspende tratado nuclear; da Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Em discurso sobre o Estado da Nação, presidente russo culpa Kiev e seus aliados ocidentais pela guerra na Ucrânia e suspende participação da Rússia em pacto com EUA para controle de armas nucleares. Putin discursou para plateia composta por elite política e militar russaFoto: Sergei Karpukhin/TASS/IMAGO

 

 

O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu nesta terça-feira (21/04) seguir adiante com a guerra na Ucrânia, que completa um ano em 24 de fevereiro, culpou o Ocidente pelo conflito e anunciou a suspensão da participação do país no tratado de desarmamento nuclear New Start.

Em seu aguardado discurso sobre o estado da nação, Putin ressaltou que a Rússia não está se retirando do tratado, mas a suspensão por ele anunciada ameaça o último pacto remanescente de controle de armas firmado entre os Estados Unidos e a Rússia.

O presidente afirmou que a companhia russa de energia nuclear Rosatom precisa garantir que o país esteja pronto para testar uma arma nuclear, se necessário. “É claro que não seremos os primeiros a fazê-lo. Mas se os Estados Unidos testarem, nos também o faremos”, ameaçou.

O New Start foi assinado em 2010, entrou em vigor no ano seguinte e, em 2021, logo após Joe Biden assumir a presidência dos EUA, foi estendido por mais cinco anos.

Leia mais em Deutsche Welle