Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

China e o apoio militar à Rússia: um jogo de alto risco; da Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Secretário de Estado dos EUA disse ter informações de que China considera fornecer armas a Moscou – o que o país asiático nega. Entenda a posição atual de Pequim na guerra na Ucrânia. Presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, conversam por videoconferência em 30 de dezembro de 2022Foto: Sputnik/Mikhail Kuravlev/Kremlin/REUTERS

 

 

A ministra do Exterior da Alemanha, Annalena Baerbock, revelou nesta segunda-feira (20/02) que teve conversas com diplomatas chineses exortando Pequim a não enviar à Rússia itens bélicos ou produtos que possam ter uso militar na guerra na Ucrânia. Essas conversas foram realizadas durante a Conferência de Segurança de Munique, disse a jornalistas.

A declaração da ministra alemã vem um dia após o secretário de Estado americano, Antony Blinken, ter dito que Washington tem informações de que Pequim estaria considerando enviar apoio militar letal à Rússia.

“Até ao momento, empresas chinesas […] forneceram apoio não letal à Rússia para uso na Ucrânia. Agora estamos preocupados com a informação de que estão considerando fornecer apoio letal”, disse numa entrevista à emissora CBS News, sublinhando que esse cenário teria “sérias consequências”.

Leia mais na Deutsche Welle