Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Funai aponta visita irregular de senador pró-garimpo a terra yanomami, e MPF cobra explicação, por Vinicius Sassine/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Chico Rodrigues (PSB-RR) fez sobrevoo e pousou em Surucucu, com o Exército; viagem foi para diagnóstico do problema, diz assessoria do parlamentar. O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) - Edilson Rodrigues - 22.dez.2022/Agência Senado

 

 

A Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) apontou irregularidades na visita do senador Chico Rodrigues (PSB-RR) à Terra Indígena Yanomami, realizada nesta segunda-feira (20).

A fundação comunicou o Ministério dos Povos Indígenas sobre as circunstâncias da visita, realizada em desacordo com as regras vigentes na situação de emergência –declarada há um mês pelo governo Lula (PT) em razão da crise de saúde no território– e contra manifestações de organizações indígenas, segundo a Funai.

O MPF (Ministério Público Federal) em Roraima cobrou explicações sobre a presença do congressista na terra indígena.

A Procuradoria expediu ofícios, também nesta segunda, ao gabinete do senador, à Funai e ao COE (Centro de Operação de Emergências), um colegiado constituído para comandar as ações de emergência voltadas aos yanomamis.

Leia mais na Folha de São Paulo