Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

O polêmico fundo para controlar preço de combustíveis defendido pelo presidente da Petrobras; da BBC

Detalhes Notícia
Preço dos combustíveis é tema sensível para Lula no início de seu governo. Carro abastecendo em posto BR CRÉDITO,GETTY IMAGES

 

 

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adotou na última semana uma solução temporária para suavizar a alta dos preços dos combustíveis, com redução do valor cobrado pela Petrobras de distribuidoras, retorno temporário de impostos sobre gasolina e etanol e um novo tributo sobre exportação de petróleo.

Mas o governo federal continua em busca de medidas de longo prazo para amenizar a variação de preços, que hoje sofrem forte impacto da oscilação internacional da cotação do petróleo.

A expectativa é que, a partir de abril, quando assumirá o novo conselho de administração da Petrobras, com nomes indicados pela gestão Lula, a empresa reveja a atual política de preços, para deixar de seguir integralmente o mercado global.

A mudança é, porém, alvo de fortes críticas, porque, durante o governo de Dilma Rousseff (PT), não seguir os preços internacionais provocou prejuízos bilionários à estatal.

Leia mais em BBC