Porto Alegre, domingo, 28 de abril de 2024
img

Parlamento Europeu veta TikTok em celulares oficiais. da Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Órgão proíbe funcionários e eurodeputados de usarem a rede social chinesa em dispositivos de serviço, por questões de segurança. Decisão ocorre após medida semelhante nos EUA. Ocidente teme que, por meio do TikTok, a China acesse dados confidenciais dos usuários da plataforma Foto: Michael Dwyer/AP Photo/picture alliance

 

 

O Parlamento Europeu decidiu nesta quarta-feira (01/03) proibir o uso do aplicativo da rede social de vídeos curtos TikTok em telefones e dispositivos de serviço de seus funcionários e dos eurodeputados e recomendou que ele não seja instalado em aparelhos pessoais. A proibição ocorreu um dia após medida semelhante tomada pelo governo dos Estados Unidos.

O Parlamento Europeu justificou a decisão como medida de segurança. Em nota, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Mesola, e o secretário-geral, Alessandro Chiocchetti, afirmaram que a proibição do aplicativo chinês em celulares, tablets e laptops de serviço começa a partir de 20 de março.

“A partir desta data, o acesso ao TikTok na nossa rede corporativa também será bloqueado”, acrescenta o texto enviado aos cerca de 8 mil funcionários da instituição. A nota recomenda ainda que o aplicativo também seja removido de dispositivos pessoais e destaca que a decisão levou em conta “preocupações com cibersegurança” em relação à proteção e coleta de dados.

A Comissão Europeia, braço executivo do bloco, já havia proibido funcionários de usarem o TikTok em telefones de serviço, assim como em aparelhos pessoais que utilizem aplicativos corporativos.

As proibições do aplicativo ocorrem em reação a suspeitas de ingerência da China na plataforma. A chinesa ByteDance, proprietária do aplicativo, nega essas acusações.

Leia mais em Deutsche Welle