Porto Alegre, terça, 24 de setembro de 2024
img

Fórum Brasileiro do Capitalismo Consciente reúne mais de 100 líderes empresariais em Porto Alegre

Detalhes Notícia
Capital gaúcha foi a primeira cidade a receber uma edição regional do fórum, que ocorrerá em outros estados do país; evento discutiu as desigualdades na educação. Hugo Bethlem, presidente do conselho do ICCB, fez uma apresentação do movimento capitalismo consciente - Foto: Evandro Leal

 

 

Porto Alegre sediou, nesta quinta-feira (2), a primeira edição regional do III Fórum Brasileiro do Capitalismo Consciente. O evento, que ocorreu no Instituto Caldeira, reuniu mais de 100 líderes empresariais de todo o Estado e discutiu as desigualdades no acesso à educação de qualidade, além do papel da iniciativa privada para a redução desse problema.

Promovido pelo Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB), o fórum faz parte das ações em comemoração aos 10 anos da organização no Brasil e terá outras 11 edições, nas demais filiais do ICCB distribuídas por quatro regiões do Brasil.

“É um orgulho para nós termos 11 filiais do Instituto em todo o Brasil. Quando cheguei ao movimento, em 2017, éramos pequenos e queríamos amplificar o conceito pelo país e temos atingido este objetivo”, comentou a CEO do ICCB, Daniela Garcia.

Programação contou com talks e atividades práticas
A abertura do evento foi feita pelo colíder da Filial Regional do Capitalismo Consciente no Rio Grande do Sul e Diretor Executivo da Sicredi Pioneira, Solon Stahl. Em sua fala ele destacou que o evento ocorre logo após o acontecimento de dois casos que mostram que as empresas precisam ter mais consciência.

“É preciso entender esses casos, não somente julgando, mas dando um novo olhar para essas lideranças. Ações de cancelamento vão implicar em perda de empregos e não é isso que queremos. Temos que ter como objetivo um ambiente de negócios que seja inovador e alinhe lucro e propósito”, avalia Stahl.

Em seguida, foi a vez de Hugo Bethlem, cofundador e presidente do conselho do ICCB, tomar a palavra para uma apresentação do movimento Capitalismo Consciente. “A melhor solução para gerar riqueza é o capitalismo para todos. Os negócios são bons quando efetivamente criam valor para todas as partes envolvidas”, destacou Bethlem.

O evento seguiu com o Talk Consciente “Potencialidades do segundo setor na geração de impacto no acesso à educação de qualidade”, com a participação do administrador de empresas, advogado e Diretor-Superintendente do Sebrae RS, André Godoy; a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Elisabetha Randon, Jeanine Jeremias Pacholski; a multiempreendedora e ativista, Onília Araújo, e a líder de Gestão de Pessoas do Grupo RBS, Fernanda Damiani. O talk teve mediação da também colíder do ICCB-Filial RS, Eliane Davila.

Ainda pela manhã, foram realizados outros dois talks, o primeiro com Soraia Schutel, empresária e cofundadora da Sonata Brasil; e o segundo com Diego Alegre, cofundador do Arquipélago Ecossistema e Projetos. Unindo teoria e prática, durante a tarde, o foco do fórum foram exercícios ministrados em dois workshops: o Jogo do Capitalismo Consciente, comandado por Hugo Bethlem, Daniela Garcia e Gabriel Monteiro, head de Expansão no ICCB. E ainda, um workshop regional, o Jogo da Criatividade, com Érica Kiechle, líder do Lobo Lab; e Marcelo Lubisco, fundador do Lobo Lab.

Ação arrecadou livros durante o evento
Como uma forma de contribuir para a redução das desigualdades na educação, tema principal do fórum, a Filial Gaúcha do ICCB criou uma ação para a arrecadação de livros. No total, foram doadas mais de 30 obras que serão destinadas para o Banco de Livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da Fiergs.

Os exemplares arrecadados ajudarão a compor espaços de leitura em instituições do terceiro setor, como: hospitais, asilos, presídios, postos de saúde e associações de bairro, contribuindo para o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social às obras, à literatura e ao conhecimento.

O Fórum Regional teve patrocínio da Incomum Comunicação Estratégica, Laborama, Sicredi e Sebrae, e apoio institucional do Instituto Caldeira, Pertence, Lobo Lab, Dobra, Banco de Livros e Grupo RBS.