Porto Alegre, terça, 24 de setembro de 2024
img

Plantio de trigo transgênico é aprovado no Brasil, por Viviane Taguchi/Band UOL

Detalhes Notícia
Plantio de trigo transgênico é aprovado no Brasil, por Viviane Taguchi/Band UOL País é o segundo do mundo a autorizar o cultivo do cereal, mas há dois anos podia importar farinha de trigo transgênico. Trigo transgênico, mais resistente à seca, foi aprovada para cultivo no Brasil. Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA

 

 

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) informou nesta sexta-feira (03/03), que o plantio e a comercialização de trigo transgênico no Brasil foram aprovados no Brasil. Com isso, o país passa a ser o segundo no mundo autorizado a cultivar o cereal modificado geneticamente, seguindo os passos da Argentina. Até então, o Brasil estava autorizado apenas a importar a farinha de trigo obtida a partir de variedades transgênicas produzidas no país vizinho.

A variedade, chamada HB4, conforme o CTNBio, é mais resistente à seca e seria mais apropriada a ser semeada em regiões de restrição hídrica como o Cerrado ou a região Nordeste, onde o cereal vem sendo cultivado desde 2018.

O pedido para o cultivo e a comercialização do cereal geneticamente modificado foi protocolado pela empresa Tropical Melhoramento e Genética (TMG) junto ao CTNBio em novembro do ano passado. A empresa é parceira da argentina Bioceres, que é a detentora da variedade.

Leia mais em Band UOL