Porto Alegre, terça, 24 de setembro de 2024
img

Família de Lupicínio Rodrigues quer que Oscar reconheça indicação do brasileiro 77 anos depois; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Música 'Se Acaso Você Chegasse' fez parte do filme 'Dançarina Loura', que concorreu na categoria trilha sonora em 1945. Lupicínio Rodrigues, músico esnobado pelo Oscar, ganha filme na Mostra de SP - Divulgação

 

 

A família de Lupicínio Rodrigues enviou uma carta à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood pedindo que o nome do cantor e compositor brasileiro seja incluído como um dos indicados ao Oscar de 1945.

Segundo ele, a música “Se Acaso Você Chegasse”, que é considerada um dos maiores sucessos da carreira do gaúcho, faz parte do filme musical americano “Dançarina Loura”, de Frank Woodroof, cuja trilha sonora concorreu ao prêmio naquele ano.

O nome de Lupicínio, porém, não faz parte da indicação porque a canção nunca foi creditada no longa. “Nós não queremos indenização nem nada financeiro. O que buscamos única e exclusivamente é que a obra e o seu autor sejam reconhecidos pela Academia”, diz à coluna Lupicínio Rodrigues Filho, um dos herdeiros do compositor brasileiro.

A história da indicação foi revelada pelo documentário “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor”, do diretor Alfredo Manevy, que participou de festivais e deve estrear no circuito comercial no segundo semestre deste ano.

Leia mais na Folha de São Paulo