Porto Alegre, terça, 24 de setembro de 2024
img

Ufrgs manda ONG, que atuava há mais de 13 anos no Campus do Vale, desocupar o local, por Bruna Tkatch/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Associação Patas Dadas divulga abaixo-assinado para tentar reverter o despejo do seu local de atuação DIVULGAÇÃO PATAS DADAS/JC

 

 

A Associação Patas Dadas divulgou nesta semana que foi despejada do seu local de atuação, um canil localizado no Campus do Vale, propriedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A ONG atua com a defesa da causa animal há mais de uma década, e já doou mais de 1.000 cães e gatos.

Em 2009, após casos de envenenamento de cães, um grupo de estudantes se reuniu e criou um grupo de cuidado e proteção aos animais do Campus do Vale. Desde 2016, como Projeto de Extensão da universidade, a ONG tem um espaço, isolado dos prédios de aulas, para abrigar e cuidar dos animais, um canil com 48 baias individuais e um pátio cercado para os cães, construído pela Superintendência de Infraestrutura (Suinfra) da Ufrgs.

Em 2017, moradores de uma ocupação de Viamão, que fica a poucos metros do canil, na divisa com o Campus do Vale, cobraram a universidade por conta dos latidos. Segundo a Associação Patas Dadas, muitos dos cães abandonados, que foram tratados e abrigados vêm deste mesmo local. Desde a denúncia, a Suinfra fiscalizou o barulho através de laudos semestrais, que apontaram ruídos acima do limite.

Leia mais no Jornal do Comércio