Porto Alegre, terça, 24 de setembro de 2024
img

"Governo ligou a chave da inflação", diz deputado Danilo Forte, por Taísa Medeiros/Correio Braziliense

Detalhes Notícia
No início do mês, após impasse entre a ala política e a ala econômica, o governo anunciou a reoneração parcial dos combustíveis com a incidência do PIS/Cofins e a Cide (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

 

 

Permeado pelo debate sobre a reforma tributária e a reoneração dos combustíveis, o Congresso tem atuação essencial na busca pela redução do impacto das medidas do governo no bolso do consumidor. No início do mês, após impasse entre a ala política e a ala econômica, o governo anunciou a reoneração parcial dos combustíveis com a incidência do PIS/Cofins (Programa de Integração Social/Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) e a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico).

Com o fim da isenção dos tributo, o preço da gasolina subiu R$ 0,47 por litro, enquanto o do etanol R$ 0,02. Um dos nomes que atuou diretamente nessa frente durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o deputado Danilo Forte (União-CE), que foi relator e autor de propostas sobre o assunto. Forte defende que o assunto seja inserido nas negociações da reforma tributária, para que o consumidor não sinta tão fortemente os impactos da inflação.

Leia mais no Correio Braziliense