Porto Alegre, quarta, 25 de setembro de 2024
img

Governo Lula vai ampliar Codevasf com novos cargos para o toma lá dá cá, por Julia Chaib, Thiago Resende e Mateus Vargas/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Plano prevê ativação da superintendência da Paraíba; Dnocs será dividido entre Avante, União Brasil e PT. Lula durante cerimônia no Planalto - Adriano Machado-10.mar.23/Reuters

 

 

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ampliar a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e criar novos cargos no órgão a serem preenchidos por indicações políticas.

O plano é ativar a superintendência da estatal na Paraíba, que seria a 13ª do país. Atualmente, ela funciona apenas como um escritório de apoio técnico, comandado por um servidor de carreira. Segundo integrantes do governo, esse braço será maior do que outras superintendências que já estão em atividade.

A Codevasf foi entregue pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) ao centrão e é mantida dessa forma por Lula em troca de apoio no Congresso, no chamado toma lá dá cá. Obras precárias, paralisadas e superfaturadas estão sob a mira de investigações da Polícia Federal.

Leia mais na Folha de São Paulo