Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

Diretoria da Languiru anuncia renúncia coletiva, por Claudio Medaglia/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Dirceu Bayer ocupava a presidência da cooperativa desde 2002 LEANDRO AUGUSTO HAMESTER/LANGUIRU/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Em meio a um turbilhão que parece não ter fim, a Cooperativa Languiru Ltda, de Teutônia, no Vale do Taquari, vive novo momento de turbulência. Em decisão tomada na segunda-feira (17), todos os membros do Conselho de Administração, presidente e vice-presidente renunciaram aos cargos. Dirceu Bayer ocupava a presidência da cooperativa desde 2002.

O episódio é mais um a convulsionar o ambiente entre as famílias dos 5.709 associados da Languiru, receosos quanto ao futuro da empresa, que patina em dívidas que rondam a casa do R$ 1 bilhão junto a agentes financeiros, fornecedores e prestadores de serviço. A situação saiu do controle nos últimos anos, quando uma série de investimentos em modernização das unidades foram feitas e circunstâncias do mercado, como a alta do preço de insumos como milho e farelo de soja, fundamentais para a alimentação de aves e suínos comprometeram o caixa da empresa.

Uma assembleia geral extraordinária foi convocada para o próximo dia 29, quando ocorrerá a eleição e posse da nova administração. Até lá, a Superintendência Administrativa, Comercial e Financeira e a Superintendência Industrial e de Fomento Agropecuário respondem pela cooperativa. Procurados pelo Jornal do Comércio, a Languiru respondeu, por meio de sua assessoria de comunicação, que se manifestaria única e exclusivamente, de forma oficial e institucional, por meio do comunicado emitido à imprensa.

Leia mais no Jornal do Comércio