Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

Petrobras quer rever acordo que a obriga a vender refinarias e ativos ligados ao gás, por Bruno Rosa /O Globo

Detalhes Notícia
Estatal terá de renegociar termos com o Cade, órgão de defesa da concorrência. Setor privado monitora movimentação da petroleira. Sede da Petrobras no Rio. Foto: Tânia Rêgo/Ag. Brasil

 

 

A Petrobras vai rever os acordos feitos com o Cade, que regula a concorrência no país, para vender refinarias e ativos de gás natural. Os chamados Termos de Compromisso de Cessação (TCCs) foram assinados em 2019, no governo Jair Bolsonaro, pelo então presidente da empresa, Roberto Castello Branco, para estimular a concorrência no mercado nacional de refino e de gás natural. A assinatura dos acordos suspendeu os inquéritos administrativos que apuravam suposto abuso de posição dominante por parte da estatal.

Segundo fontes, Petrobras e Cade já estão em tratativas para um encontro. A estratégia é iniciar nova negociação levando em conta o fim do plano de venda de ativos com o início do governo Lula.

Na segunda-feira, a estatal disse, em comunicado ao mercado, que “buscará construir em conjunto com o Cade uma solução para conciliar os compromissos assumidos anteriormente com as novas propostas a serem consideradas no Planejamento Estratégico”.

Leia mais em O Globo