Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

Fazenda deve divulgar lista de CNPJs com isenções fiscais em até 15 dias, por Manoel Ventura, Renan Monteiro e Gian Amato/O Globo

Detalhes Notícia
Ministro minimiza fato de arcabouço fiscal não prever penalidade: ‘Ninguém pune o BC por descumprir a meta (de inflação)’. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prepara a divulgação de uma lista de todas as empresas brasileiras beneficiadas por isenções e benefícios fiscais federais. Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

 

 

O Ministério da Fazenda prepara a divulgação de uma lista de todas as empresas brasileiras beneficiadas por isenções e benefícios fiscais federais. A expectativa internamente é começar a divulgação dessa lista na próxima semana ou, no máximo, em 15 dias. Isso seria feito em dois blocos, mas os critérios ainda estão sendo fechados.

O ministro Fernando Haddad disse, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, que pretende divulgar “CNPJ por CNPJ” das empresas que hoje são beneficiadas. Ele afirmou que a meta é cortar R$ 150 bilhões dessas renúncias tributárias. No total, segundo o ministro, há R$ 600 bilhões em benefícios deste tipo hoje no país, chamados por ele de uma caixa-preta “maior que o orçamento secreto”.

Na entrevista, Haddad afirmou que seus planos de rever benefícios fiscais não incluem mexer no Simples nem na desoneração das folhas de pagamento.

Leia mais em O Globo