Menos de 20 dias. Esse foi o tempo que a Flybondi, companhia aérea low cost argentina, operou a rota Porto Alegre – Buenos Aires (aeroporto de El Palomar, a 18 km da capital argentina). Os primeiros voos da empresa ligando o Brasil à Argentina tiveram início em outubro de 2019, a partir do Rio de Janeiro. No dia 3 de março de 2020, uma terça-feira, o Boeing 737-800 decolou às 19h25min da capital gaúcha rumo ao país vizinho, se tornando o quarto destino da Flybondi no Brasil.
Mas, poucos dias depois, o avanço da pandemia de coronavírus levou ao fechamento de aeroportos ao redor do mundo e à consequente interrupção de viagens. No dia 21 de março, a companhia suspendeu o voo entre a capital gaúcha e a Argentina, e, dois dias depois, todas as suas operações.
Desde a retomada das viagens internacionais, no final de 2021, a Flybondi vem aumentando a frequência dos voos entre Argentina e Brasil em resposta à alta da demanda. Três destinos brasileiros já retornaram ao roteiro – São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro. Porto Alegre, entretanto, ainda não é um deles. “Na Flybondi estamos constantemente analisando novas rotas para o mercado brasileiro. Porto Alegre é um deles, mas por enquanto não temos confirmação”, explica Federico Pastori, chief commercial officer da Flybondi.
Leia mais em O Estado de São Paulo