O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, afirmou nesta segunda-feira (1º/5), que o Brasil está discutindo com a Argentina a criação de uma linha de crédito de exportação entre os países. “A demanda pelos produtos existe, o problema é a conversibilidade da moeda”, disse em entrevista à Globo News.
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, desembarca em Brasília amanhã para uma reunião bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontro acontece em meio à grave crise econômica que atingiu o país vizinho, que se aproxima de um ponto de ruptura em meio a medidas desesperadas do governo, que se mostram ineficazes para frear a queda do peso.
O risco da modalidade, segundo Galípolo, está atrelado à conversibilidade da moeda, especialmente por envolver o dólar. “Hoje existe comércio entre Brasil e Argentina que é feito por uma moeda de um terceiro país, não participante desse comércio, e a política monetária desse país afeta a disponibilidade dessa moeda para realização desse comércio”, afirmou.
Leia mais no Correio Braziliense