Porto Alegre, quinta, 21 de novembro de 2024
img

'Narcopentecostalismo': traficantes evangélicos usam religião na briga por territórios no Rio, da BBC

Detalhes Notícia
Território foi batizado de 'Complexo de Israel' pelo chefe do grupo criminososo, segundo a polícia. Fuzil embaixo de pintura com bandeira de Israel CRÉDITO,REPRODUÇÃO/TWITTER.

 

 

 

Os traficantes que dominam as favelas de Parada de Lucas, Vigário Geral e outras três comunidades na Zona Norte do Rio de Janeiro elegeram referências bíblicas como seus principais símbolos.

A facção se autodenomina “Tropa de Arão” — uma figura cristã, irmão de Moisés. A estrela de David foi espalhada em muros e bandeiras nas entradas das favelas, e está até em um neon no alto de uma caixa d’água na comunidade de Cidade Alta.

O território foi batizado, segundo a polícia, de “Complexo de Israel” pelo chefe da Tropa — uma referência à “terra prometida” para o “povo de Deus” na Bíblia.

O grupo criminoso comandava inicialmente o tráfico em Parada de Lucas e estendeu seu domínio para as comunidades vizinhas. Hoje, a Tropa controla o tráfico nas favelas de Cidade Alta, Pica-pau, Cinco Bocas e Vigário Geral, de acordo com a polícia e centros de pesquisa em segurança pública.

Leia mais em BBC