Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

A curiosa nomeação de um oficial da Abin para assessor do BNDES, por Hugo Marques /Veja

Detalhes Notícia
Oficial do serviço de inteligência foi designado para trabalhar na presidência do banco, que tem um histórico de problemas em gestões do PT. Edifício sede do BNDES, no Centro do Rio (Fernando Frazão/Agência Brasil)

 

 

Desde abril, um oficial da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) está lotado como assessor direto do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. A nomeação foi assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, a quem a Abin está subordinada.

Até o final do ano passado, a agência era subordinada ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência. Segundo nota enviada pela equipe de Mercadante, a nomeação se deve à experiência do oficial de inteligência. “O servidor em questão é de carreira da Abin há quase 20 anos. Atuou em diversas áreas dentro da agência e possui ampla experiência em inteligência internacional”, diz o banco. “No BNDES, ajudará no aprimoramento dos protocolos de segurança, especialmente na segurança de sistemas”, conclui.

Leia mais em Veja