Computadores, mesas de atividades de digitais, kits de robótica e telas interativas são alguns dos recursos disponíveis nas salas inovadoras em todas as 98 escolas municipais da Capital. A equipe da Secretaria Municipal de Educação acredita que a tecnologia é essencial para o ensino, na era em que os alunos crescem conectados ao ambiente digital.
“A educação do século XXI requer novas metodologias. A sala de aula precisa ser um ambiente inovador, acolhedor e lúdico, em que os alunos e professores se desenvolvem conectados ao universo digital e às descobertas da inteligência artificial”, comentou a secretária Sônia Rosa.
O Município conta com 110 professores considerados articuladores de inovação, que recebem formações continuadas na área e têm a missão de multiplicar o conhecimento com os demais colegas em suas respectivas escolas. Esse é o caso da professora Tatiane Reis, que tem utilizado a inteligência artificial em sala de aula. Do já conhecido “ChatGPT” a outras tecnologias, os alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Porto Novo, no Rubem Berta, têm sido desafiados a aprender com as novas metodologias:
“Estimulamos a autoaprendizagem, o pensamento crítico, o raciocínio computacional, o letramento emocional, as habilidades de negociação e decisórias, além da interação social e do trabalho em equipe. A inteligência artificial é uma realidade e precisamos conviver com ela e desfrutar dos benefícios que pode oferecer à Educação”, afirmou a professora.
A Smed conta com um departamento focado em Tecnologia e Inovação e destinou uma parte do orçamento para investimentos em equipamentos, softwares e cursos de qualificação aos professores, além de incentivar o aprendizado por meio de aplicativos e recursos de inteligência artificial.
“Nós desenvolvemos um plano de inovação que pauta todo o trabalho desta gestão, desde a aquisição de recursos tecnológicos à formação dos professores, pois acreditamos que, apesar dos desafios comuns da escola pública em todo o país, Porto Alegre pode ser diferente, com mais inclusão digital e oportunidades de futuro para as nossas crianças”, ponderou a coordenadora de Tecnologia e Inovação, Melissa Machado.