Porto Alegre, terça, 01 de outubro de 2024
img

Lula vê ação do Congresso como normal, fala em 'jogar' e diz que 'não se pode assustar com política', por Carolina Linhares/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
'Começou um jogo, vamos conversar', diz presidente, após embate entre Legislativo e Marina. O presidente Lula (PT) durante evento na Fiesp, em São Paulo - Bruno Santos/Folhapress

 

 

O presidente Lula (PT) afirmou, nesta quinta-feira (25), ver como “normal” o embate entre o Congresso e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede). Minimizando a crise gerada pela MP (medida provisória) de reorganização da Esplanada dos Ministérios, que desidratou a política ambiental, ele disse que agora o governo tem que “jogar” e negociar com o Legislativo.

O petista afirmou ainda que “o que não pode é se assustar com a política”.

A fala vem um dia após a comissão mista formada por deputados e senadores que analisa a MP aprovar, com a anuência do governo, mudanças que fortalecem o centrão e retiram poder de Marina. O texto, aprovado por 15 votos a 3, transfere órgãos que atualmente estão com o Meio Ambiente e os Povos Indígenas para outras pastas.

Como mostrou a Folha, durante as negociações sobre a MP, o governo Lula agiu para tentar evitar derrotas em áreas prioritárias e acabou dando aval para a desidratação do ministério de Marina. A articulação política do governo cedeu à pressão do centrão, principalmente dos ruralistas, para evitar o esvaziamento da Casa Civil.

Leia mais na Folha de São Paulo