O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai reunir em Brasília na próxima terça-feira, 30, 11 dos 12 presidentes sul-americanos, numa espécie de “retiro” para debater a integração regional, fragilizada com a paralisia da Unasul (União das Nações Sul-Americanas). Lula deseja propor o retorno de um mecanismo de coordenação que envolva todos os países, apesar das divergências políticas flagrantes entre os governantes.
O governo brasileiro confirmou nesta sexta-feira, dia 26, que recebeu a confirmação de presença dos presidentes da Argentina, Alberto Fernández, da Bolívia, Luis Arce, do Chile, Gabriel Boric, da Colômbia, Gustavo Petro, do Equador, Guillermo Lasso, da Guiana, Irfaan Ali, do Paraguai, Mario Abdo Benítez, do Suriname, Chan Santokhi, do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e da Venezuela, Nicolás Maduro.
Maduro deverá se reunir pela primeira vez com Lula em privado. O encontro é uma das reuniões bilaterais negociadas pelos presidentes convidados com o Palácio do Planalto. Isso se Maduro não desmarcar a viagem de última hora. Ele deve chegar a Brasília no dia 29.
Leia mais em O Estado de São Paulo