Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Presidente da Petrobras discute com industriais gaúchos investimentos no Rio Grande do Sul

Detalhes Notícia
Jean Paul Prates participou de reunião na FIERGS. Foto: Dudu Leal

 

Para tratar de oportunidades de investimentos do setor de óleo e gás no Rio Grande do Sul, o presidente da Petrobras, Jean Paul Terra Prates, se reuniu com industriais gaúchos a convite do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry. Foi na tarde desta sexta-feira, na sede da entidade. Prates visitou pela primeira vez a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), de Canoas, e antecipou que na segunda-feira anunciará um investimento relevante para o Polo Naval de Rio Grande.

Segundo Prates, a Petrobras está em processo de revisão de um plano estratégico para os próximos quatro anos. “Temos preocupação com a indústria naval do Rio Grande do Sul, saberemos conduzir isso da melhor forma, definir o que poderemos demandar para estaleiros brasileiros e o que utilizaremos de conteúdo local”, disse ele, em entrevista coletiva após a reunião, ao lado do presidente Petry.

Em relação à estratégia comercial da companhia, Prates ressaltou, porém, que a estatal atuará com equilíbrio. Além disso, garantiu que a Petrobras não irá “doar nem subsidiar combustível”, respeitará a referência internacional, mas jamais se tornará “refém da paridade de importação”.

De acordo com o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, também presente à entrevista, no ano de 2014, auge da indústria naval brasileira, o setor chegou a empregar 82 mil pessoas no País, sendo 7 mil apenas na cidade de Rio Grande. Também participaram o diretor de Processos Industriais e Produtos, William França, e o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da companhia, Cláudio Schlosser.