Até o final do ano, a Associação do Comércio e Indústria da Restinga (ACIR) pretende trazer uma nova moeda para Porto Alegre. Trata-se do Eco Pila, criado em 2018 no município gaúcho de Montenegro. Durante toda a sua existência, o projeto já reciclou 300 toneladas de resíduos e ganhou uma notoriedade que o expandiu para mais dois municípios: Brochier e Pareci Novo. E, se tudo ocorrer como planejado pela ACIR, em breve também para a Capital.
O eco pila é uma moeda de troca para recicláveis. Todas as quintas-feiras, na praça Rui Barbosa, em Montenegro, a população pode trocar qualquer tipo de material reciclável por eco pilas. Para papelão, papel e plástico ganha-se 0,20 eco pilas por quilo; para garrafas pet, 0,80; tetrapack, 0,10; lata, 3,50; e ferro e óleo de cozinha, 0,20.
Cada eco pila equivale a R$ 1 e pode ser utilizado em qualquer um dos 55 estabelecimentos que aceitam a moeda em Montenegro e arredores. Na mão dos comerciantes, a moeda pode ser depositada, já convertida para o real, no banco Sicredi, parceiro do projeto.
Leia mais no Correio do Povo