Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

Lula convoca reunião de emergência após derrotas do governo na Câmara, por Matheus Teixeira/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Gestão corre risco de sofrer derrota em MP dos ministérios e ver a estrutura de Bolsonaro ser retomada no governo federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em reunião no Palácio do Planalto para anunciar medidas par acelerar vendas do setor automotivo no país - Ueslei Marcelino - 25.mai.23/Reuters

O presidente Lula (PT) convocou de última hora para a manhã desta quarta-feira (31) uma reunião com o núcleo da articulação política do governo para discutir as derrotas na Câmara e a MP (medida provisória) que trata da reestruturação ministerial.

Os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), estiveram com o presidente para debater o assunto.

Nesta quarta, o governo tentará mais uma vez aprovar a medida provisória. A MP seria analisada na terça (30), mas acabou adiada em um revés aos planos do Palácio do Planalto, que tem até a noite de quinta-feira (1º) para aprovar a proposta no plenário da Câmara e depois no do Senado.

A avaliação de que a medida poderia ser derrotada foi compartilhada pelo próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com o governo. Frente ao receio do maior fracasso do governo até agora, articuladores do próprio Lula pediram para que a MP fosse adiada na tentativa de ganhar tempo e melhorar o clima na Câmara.

Leia mais na Folha de São Paulo