Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Gabinete paralelo: aposentado por invalidez opera agenda de Juscelino na pasta das Comunicações, por Julia Affonso e Vinícius Valfré/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
João Bezerra Magalhães Neto já teve, pelo menos, 32 reuniões no ministério, mesmo sem ser contratado pelo governo; ministro também colocou o sogro no gabinete. João Bezerra Magalhães Neto (de máscara) trabalha para Juscelino Filho sem nomeação, no gabinete do Ministério das Comunicações. Estadão identificou o aposentado durante a cerimônia de posse do presidente da Telebras. Foto: Wilton Junior/ Estadão Foto: WILTON JUNIOR

 

 

Além do sogro, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, também permite que um velho conhecido despache na pasta sem ter qualquer vínculo formal com o ministério. Representantes de empresas têm sido recebidos no gabinete pelo sogro e por João Bezerra Magalhães Neto, um aliado político do ministro, que, para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é um aposentado por invalidez, mas, na pasta, atua dia e noite ao lado de Juscelino.

Magalhães participou, individualmente ou ao lado do ministro, de pelo menos 32 reuniões desde o fim de janeiro. O Estadão identificou agendas do auxiliar de Juscelino, no ministério, até 23 de maio.

Em 12 de abril, Magalhães Neto recebeu a vice-reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Cláudia Ramos chegou à pasta às 9h58 para uma reunião com ele. Naquele momento, o ministro Juscelino Filho acompanhava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem à China.

Leia mais em O Estado de Sâo Paulo