Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Astrud Gilberto, ícone da Bossa Nova, morre aos 83 anos, por g1 Rio e TV Globo

Detalhes Notícia
Ícone da música brasileira, ela deu voz a canções que ganharam o mundo e ajudaram a musicalidade do país a se tornar conhecida no exterior. Astrud Gilberto, ícone da Bossa Nova, morre aos 83 anos — Foto: Reprodução/ TV Globo

 

 

Morreu na segunda-feira (5) a cantora e compositora Astrud Gilberto, aos 83 anos. Ícone da Bossa Nova, ela deu voz a canções que ganharam o mundo e ajudaram a musicalidade do país a se tornar conhecida no exterior. A informação foi confirmada por Paul Ricci, colaborador da artista, a pedido do filho da cantora, segundo o jornal The Guardian.

Astrud Evangelina Weinert nasceu em Salvador em 1940 e foi morar com a família ainda criança no Rio de Janeiro, onde cresceu. Sempre se interessou por música. Em 1959, ela se casou com João Gilberto, de quem adotou o sobrenome.

No Rio de Janeiro, participou de apresentações ao lado do marido e de artistas como Nara Leão, Johnny Alf e Elza Soares, entre outros. Uma delas foi “A noite do amor do sorriso da flor”, no anfiteatro da Faculdade de Arquitetura da UFRJ, em 1960. A cidade influenciou a musicalidade e o trabalho de Astrud.

Leia mais em G1