Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

INSS vai apurar suspeita de irregularidade em aposentadoria de ‘consultor’ de Juscelino Filho, por Julia Affonso e Vinícius Valfré/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
João Bezerra Magalhães Neto trabalha no Ministério das Comunicações, sob ordem de Juscelino Filho, sem nomeação. João Bezerra Magalhães Neto (de mascara) trabalha para Juscelino Filho sem nomeação, no gabinete do Ministério das Comunicações. O homem de confiança do ministro é aposentado por invalidez. Na foto, João Bezerra durante a cerimônia de posse do presidente da Telebras realizada na sede do ministério das comunicações em Brasília. Foto: WILTON JUNIOR

 

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abriu um procedimento interno para apurar a aposentadoria por invalidez concedida a João Bezerra Magalhães Neto, que atua numa espécie de gabinete paralelo do ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Como mostrou o Estadão, o homem de confiança do ministro exerce papel de coordenação na pasta mesmo sem nomeação em cargo público. Além dele, o sogro do ministro despacha na sede do ministério.

“O INSS encaminhou o caso para a área responsável para apuração e avaliação”, informou o instituto após contato da reportagem. “Por conta de sigilo médico, não é possível informar as causas geradoras de incapacidade dos segurados.”

A aposentadoria por invalidez existiu até 12 de novembro de 2019, quando a Reforma da Previdência foi aprovada. O benefício foi substituído pela aposentadoria por incapacidade permanente para o trabalho – o novo é mais abrangente e impossibilita que o servidor aposentado tenha outra atividade laborativa.

Leia mais em O Estado de São Paulo